em Uncategorized

Nossa capa, por Josi

A capa do {ofizine} de julho/agosto de 2017 é um trabalho da quadrinista e fanzineira ribeirão-pretana Josiane O. M. Hierikim, a Josi, 31 anos. Seu primeiro personagem é o Castro, o castor, criado em 2010. Com o passar do tempo, outros dois personagens passaram a fazer parte das curtas histórias do castorzinho: Paolo, o polvo; e Dumont, a Tartaruga.

Outro trabalho paralelo são as tiras dedicadas ao Jesus com Frizz, que contam a história do todo poderoso com bem menos glamour e sofrimento do que ouvimos na igreja ou lemos na bíblia. “O Jesus dos quadrinhos é um cara perdido, que não sabe como dar um jeito no mundo. Na verdade, ele nem acha que isso ainda é sua obrigação. E, para piorar, ainda sofre com frizz em seus cabelos”, explica Josi.

E das tiras para os fanzines foi um pulo. “Os zines surgiram com a necessidade de levar o material para eventos e festivais dedicados aos quadrinhos”, explica a ilustradora. O primeiro zine foi publicado em 2015, para exposição no FIQ! Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte. Até hoje foram publicados três zines do Castro e em um deles é possível conferir algumas aparições do Jesus com Frizz. E vem mais por aí. “Um novo zine deve surgir a qualquer momento, compilando as novas tiras do castor, publicadas apenas na internet.

Na ilustração da capa que criou para o {ofizine}, a Josi trabalhou como sempre faz com seus personagens. “Esta capa representa o que de fato é o zine do Castro, o castor, uma publicação independente, que não gera nenhum tipo de lucro financeiro, porém feita com muita dedicação. A ilustração foi feita de forma bem simples e tem como principal recurso tecnológico o balde de tinta do Photoshop. O restante ficou por conta de uma folha de rascunho e uma caneta quase sem ponta de nanquim descartável. Mas a riqueza do desenho, essa não pode ser expressa por palavras. É um desenho feito de coração para todo mundo que curte tiras em quadrinhos”, diz.

Para conhecer mais do trabalho desenvolvido pela Josi, basta acessar as páginas do Castro, o castor e do Jesus com Frizz no Facebook.

Escreva um comentário

Comentário